quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

CAPELA SENHORA SANTANA DO DO MIRADOURO


A beleza singela da ilha do Miradouro

Para conhecer a Capela Senhora Santana do Miradouro, patrimônio tombado pelo Estado da Bahia, sugerimos a travessia de barco no São Francisco até a ilha do Miradouro percorrer os singelos caminhos sem pressa, sentir o cheiro do mato verde e ouvir os cantos dos pássaros, apreciar a beleza do sertão agraciado pelo Velho Chico. Conhecer o entorno, a história, o dia a dia de uma comunidade que luta pela preservação da nossa origem, que insiste em propagar e difundir as narrativas que compõe o patrimônio imaterial e material.
Fica aqui o convite para seguir esse caminho  e conhecer um pouco da história de Xique-Xique, Bahia.
As imagens foram registradas no dia 12 de dezembro 2016, dia em que recebemos do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural duas das etapas de restauração da Capela, a parte estrutural e reposição restaurada dos bens moveis e integrados que compõe a parte artística do patrimônio. Os trabalhos foram coordenados por José Carlos Matta, Célia Moura e Roselita Sá Barreto.




    
As barcas do São Francisco

O transporte dos ribeirinhos o barco a motor

Canal do Guaxinin






O cotidiano

Águas belas

Na margem o nosso condutor é ele que atravessa a gente pro outro lado

As curvas de um caminho singelo e belo

Sem palavras para descrever

No caminho sempre encontramos alguem

Com sorrisos tímidos no rosto

A comunidade

Capela Senhora Santana do Miradouro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOS Lagoa de Itaparica: Ações para recuperar a lagoa são planejadas em audiência pública  Nesta quarta-feira dia 28 de agosto de 2019...