Barca Maria Conceição
O projeto Voz, Presença e Imaginação vem proporcionando momentos único que ficam capturados pelas lentes de câmera fotográfica. A maior parte da a pesquisa de campo realizada pelo projeto faz uso desse tipo de transporte. As "barcas" do são francisco, na maioria das vezes estas embarcações recebem um nome feminino e são tratadas pelos barqueiros como uma pessoa ou um integrante da família. Fazem parte da nossa cultura ribeirinha.
É simplesmente mágica a viagem feita da barca, o "pó, pó, pó...." do motor, esse barulho que fica gravado na memória de quem navega nas águas do Velho Chico, as imagens vão sendo projetadas se tornando inesquecíveis.
O nosso projeto não tem destino traçado, nos jogamos de corpo e alma nessas águas a procura dos contadores de estórias que moram nas diversas comunidades banhadas pelo São Francisco.
Passamos pelo Miradouro, Esperança, Guaxinim, Paulista, Canafista, Tapera de Cima, Roçado, Boa Vista e Passagem da Área e muitas outras que ainda viram.
Todas estas possuem suas peculiaridades, as característica que formam a identidade de cada comunidade. Conseguimos perceber os traços que as aproximam e as diferenciam entre si. Sentimos onde as narrativas orais são contadas e fortalecidas com as gerações mais novas.
Portanto, é com o intuito de difundir a cultura xique-xiquense que nós apresentamos os relatos de experiências do projeto Voz, Presença e Imaginação.