domingo, 26 de janeiro de 2014

AS FESTAS POPULARES DAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS

FESTEJO DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Cultura Xique-Xique



Por: Markileide Oliveira
 
 

O festejo de Nossa Senhora da Conceição é comemorado de 8 de dezembro em várias comunidades ribeirinhas, mas foi na comunidade de Passagem que tive o prazer de participar de uma grande festa da miscigenação das culturas, do sincretismo religioso e das crenças populares. A celebração a Santa envolve toda a comunidade; Os mestres e os bricantes da cultura popular, que também são artesãos da arte de cerâmica, se envolvem para manter viva a tradição e memória da comunidade.
 
São movidos pela energia da caixa, instrumento músical herdada da cultura africana. É essa energia vinda do batuque que manipula a continuidade da tradição e preservação dos costumes. Este festejo tem todo um ritual , as mulheres lotam a Igreja para em prece pedir graças a Nossa Senhora da Conceição, após celebração elas começam bater a caixa e  caminham ao redor do mastro em movimentos circulares.
Cultura Xique-Xique
 Os homens permanecem reunidos em baixo de uma árvore a beberem cachaça e vinho. Aguardam o final da celebração. 

Tudo isso, é cultura popular, patrimônio imaterial e memória de um povo que vieram antes de nós. Devemos valorizar o conhecimento e a experiência dos mestres ribeirinhos que só fortalece a nossa identidade.
 
A tradição mantida pela comunidade de Passagem é um patrimônio cultural. Todos esses saberes devem ser preservados e transmitidos as novas gerações.
 
René Marc diz que "Patrimônio cultural é quaisquer conjuntos de conhecimentos e realizações de uma dada comunidade que são acumulados ao longo de sua história, lhe conferindo características de singularidade em relação a outras sociedades".
Cultura Xique-Xique
Isto é, são os valores, os saberes, as práticas, os costumes, os modos de fazer e viver que caracteriza suas manifestações.

O festejo envolve tudo isso, todos se reunem na casa de farinha para agradecer a padroeira por mais um ano de labuta. Comem da mesma panela e dividem o mesmo prato, insere neste contexto os costumes de nós ribeirinhos, como comer com a mão um bolo de feijão com farinha azeda - um tipo de farinha produzida para consumo, particular a essa região do São Francisco e pouco encontrada em outras partes da Bahia. 
 
Tudo isso nos caracteriza.
 
Cultura Xique-Xique


A festa se encerra aguando o terreiro da casa de farinha para o Samba de Roda - Ao som da viola, ao toque da caixa e do pandeiro...No bater da mão e no pisar do pé. Numa performance que encanta, provoca e nos convida a entrar na roda.
 
Portanto, é por meio das festas populares que os homens expressam sua cultura, fortalecem suas identidades. 
Cultura Xique-Xique
 
 
Nas minhas experiências com a cultura popular a comunidade de Passagem é um lugar de memória, pois a partir dessa vivência em 2009 posso reviver tudo isso e reforça um sentimento de pertencimento e de identidade que motiva a continuar a fazer esse trabalho e compartinhar as minhas vivências.
  


Cultura Xique-Xique


Referências:

Silva, René Marc. Cultura Popular e Educação. Um salto para o futuro. MEC, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOS Lagoa de Itaparica: Ações para recuperar a lagoa são planejadas em audiência pública  Nesta quarta-feira dia 28 de agosto de 2019...