sábado, 25 de janeiro de 2014

Xique-Xique uma cidade que encanta

Xique-Xique uma cidade que encanta

Cultura Xique-Xique

Por trás de uma parede de concreto existe um rio que nos banha, alimenta e revitaliza as nossas energias, nos enriquecem culturalmente, nos tornando o povo mais "Xique" da Bahia. 

Xique-Xique é uma cidade de encantos, quem chega neste lugar sente as vibrações positivas de um a gente que acolhe com amor os seus visitantes. Possui uma forte ligação com as águas do "Velho Chico", foi nas suas margens que toda a nossa história começou, é nas suas beiras que guardamos as nossas memórias e as nossas tradições. "A água é fonte de vida" e somos nordestinos abençoados por também sermos ribeirinhos do São Francisco.  
Cultura Xique-Xique

O porto da Ipueira recebe tanta gente, vindas dos mais variados lugares, as barcas fazem o trajeto diário transportando pessoas, animais e mercadorias. São Francisco nos deu o seu braço para dizer que ele está presente....do outro lado do cais.

Cultura Xique-Xique

Ele segue mais adiante, levando esperança para quem tem fé...Comunidade do Saco dos  bois, Lagoa da Itaparica, Utinga e tantos outros lugares... De cima do cais dá para contemplar os espetáculos da natureza..

Cultura Xique-Xique

Do outro lado do rio a comunidade do Gado bravo...Brava é essa gente ribeirinha que luta todo dia pela sobrevivência, sofre quando o rio seca e se alegra quando rio enche...Que acredita na força das águas, no encantamento das lendas... 

Nos quatro cantos das margens do São Francisco a cultura é sua maior riqueza.

Um comentário:

SOS Lagoa de Itaparica: Ações para recuperar a lagoa são planejadas em audiência pública  Nesta quarta-feira dia 28 de agosto de 2019...