Em uma das nossas viagens pelo Velho Chico, conhecemos um vilarejo, com casinhas de alvenaria, construídas em meio as dunas de áreas brancas, as águas do São Francisco refez o caminho da natureza e contemplou esse lugar com uma bela lagoa de águas doce, repletas de histórias, magias e crenças populares.
O Projeto Voz, Presença e Imaginação nos presenteia cada dia com essas belas imagens, com as mais encantadoras histórias narradas pelos ribeirinhos. Na Salina de Santo Antonio existe a história do santo padroeiro, dos muitos milagres feitos em seu nome, das lendas que habitam os quatro cantos desse rio tão grande quanto mar o meu rio São Francisco.
Conta a lenda que o santo padroeiro Santo Antônio foi encontrado numa pedra no meio do mato, uma imagem feita de madeira, diferente de tantas outras, uma imagem de olhar vivo e que atrai pessoas de todos os lugares.
Santo Antônio salineiro é um santo encantado, quando retirado pela primeira vez da sua pedra para fazer moradia na capela que fora levantada em seu nome o santo desapareceu preocupado os moradores acharam que ele tinha sido roubado por tão grande ser a sua beleza. Mas, para surpresa de todos o Santo havia voltado para sua pedra, isso aconteceu varias vezes, até que a pedra fora colocada no meio da capela. Hoje serve para pagamento de promessas, um local para orações e meditações.
Essa e outras histórias de Santo Antônio salineiro vai fazer parte do livro
Markileide Oliveira