A revitalização do rio São Francisco é hoje uma das ações ambientais de maior urgência. Nos perguntamos por onde começar, o que podemos fazer em prol dessa causa, que atitudes podemos desenvolver na nossa sociedade que venha resultar em benefícios para "Velho Chico"...
Hoje, é um grande nome utilizado pela mídia, atraem a atenção por ser um rio de beleza e exuberância, por ter em suas margens modos de vida peculiares, diversidade cultural, uma vegetação rica e uma variedade de espécies de peixes. Mas, esquecem de frisar que estamos perdendo tudo isso, em prol da vaidade humana que só em usufruir sem revitalizar .
O São Francisco aos poucos vem deixando as evidências da sua fraqueza, avisando de todas as formas que não suporta mais aos maus tratos sofridos.
O que fazer? Que medidas tomar?
De repente, nos deparamos com atitudes como a do professor Railton Nascimento -Geólogo. Abraçou a causa e nos mostrou que os recursos esta na nossa consciência.
Assim com a fluidez da águas, nós, também, podemos nos mover, sair das palavras bonitas, das reflexões inteligentes e percorrer as margens do rio, que não está distante de nós. Não existe distância quando há o desejo de mudança e fazer por menor que seja a ação que idealizamos...
Hoje, com um grupo pequeno, o Professor e alguns pescadores estão resganto peixes e alevinos de lagoas de lama, seres que estão morrendo por falta de oxigênio, morrendo por falta de água. Os tempos são de fortes mudanças climáticas, as chuvas já não são como era antes, onde estas lagoas eram abastecidas com as águas das chuvas, estas garantiam a sobrevivência e o desenvolvimento dos surubim, Curimatá, piranha e tantas outras espécies que servem de fonte de renda para muitos pescadores...
Não podemos mais ignorar que do outro lado do rio milhares de alevinos estão precisando da nossa ajuda, para serem devolvidos e acolhidos pelo Velho Chico. Uma ação como esta, mesmo com recursos tão precários, emociona e sensibiliza quem acompanha.
Divulgar as imagens realizadas ontem na Ilha do Gado Bravo, do outro lado do Parque Aquático Ponta das Pedras é uma forma de difundir os problemas ambientais e sociais que existem na nossa cidade. Ao mesmo tempo que se reconhece a ação do Professor Railton Nascimento como umas das mais bonitas e sensíveis que já acompanhamos.
Marquileide Oliveira