terça-feira, 18 de novembro de 2014

O VELHO CHICO VOLTA A GANHAR FORÇA E EXUBERÂNCIA

Xique-Xique - Bahia - Brasil
Após um longo tempo de estiagem o rio São Francisco, mais carinhosamente conhecido como Velho Chico volta a ganhar vida, força e exuberância. O ano de 2014 foi um ano de muita preocupação para as comunidade ribeirinhas, o baixo nível das águas era alarmante, nunca na história da cidade de Xique-Xique o canal do guaxinim que nos liga ao rio São Francisco havia secado totalmente, no leito do rio passavam carros, motos, carroças... Era algo muito triste de se ver.

Markileide Oliveira
Ponta da Ilha - Xique-Xique
Uma grande tristeza tomava conta dos ribeirinhos que sofriam com a falta de água, a locomoção ficou praticamente impossível. Outrora o principal transporte era as barcas, os paquetes, os barquinhos de motos e de remo, de repente andar de barco não era mais possível, mudou-se então para o pau de arara. Com isso, mudou também toda uma cultura.
Os ribeirinhos não tinham mais tempo, as vindas à cidade passou a ser corrida e agitada. A sextas-feiras passaram a ter um contexto diferente, o da correria para não perder o pau de arara...





Porto da Ipueira - Xique-Xique

    
    Sexta-feira
Porto cheio, Ribeirinhos de várias comunidades se alojavam na Ipueira.
As barcas eram como uma casa de mãe, acolhiam e aconchegavam os viajantes que sem pressa esperavam pela sexta-feira... Havia tempo...
Tempo para ir visitar um amigo na cidade,
Tempo para narrar as histórias da beira do rio,
Tempo para sorrir,
Havia tempo sem pressa
...


A Ponta da Ilha havia secado por total, estava atravessando a pé de um lado para o outro no porto onde já ancoraram os grandes vapores...Hoje, já possível ver que o volume de água aumentou, já temos um pouco de água no canal do guaxinim, sendo possível a navegação com os barquinhos de motor e de remo.

Que felicidade meu Deus foi ver de perto o que os ribeirinhos já havia me relatado...Estas foram as primeiras imagens que tive de um dos cenários mais alarmante da estiagem do Velho Chico. Meu coração palpitou de alegria... é verdade sim, tem água onde já havia secado, o volume é ainda muito baixo, mas pude ver os ribeirinhos voltando para casa de barco. Não pude conter a emoção, havia uma heterogeneidade de sentimentos que me faziam levitar...
Para Deus nada é impossível, mas há respostas para as iniquidades dos homens.
 
Canal do Guaxinim

Os dias estão com ar de renovação
São essas voltas e voltas que representa o percurso natural do rio São Francisco... Uma composição da natureza e do seu Criador que o homem não tem o direito de desintegrar... de mexer, de decompor, de destruir...


Quanta beleza à margens do Velho Chico

Fotografia e Texto: Markileide Oliveira
Fanpage: https://www.facebook.com/xiquexiquecultura?ref=bookmarks




2 comentários:

  1. olá, meu nome é vitória Almeida e também sou apaixonada por fotografias. Sou filha de Gildásio, fiquei sabendo do seu blog através dele. Amei, e como sou fascinada por fotografias de paisagens me encantei com o seu trabalho, parabéns! Muito bom mesmo.

    O meu blog é de moda ( blogdavitoria1.blogspot.com), tenho várias fotografias de onde já passei mas, guardo bem elas, divulguei algumas e as pessoas estavam plagiando.

    Parabéns mesmo, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, teu pai me falou sobre seu trabalho e da sua paixão por fotografia, me encantei de cara com suas imagens visualizei-as no face, lindas... Você tem muito talento para a profissão que escolheu, dona de um bom gosto incrível. Parabéns!

      Espero um dia poder conhece-la, quando vier a Xique-Xique me procure quem sabe não saímos por essa beira de rio trocando experiências.

      Bjos

      Excluir

SOS Lagoa de Itaparica: Ações para recuperar a lagoa são planejadas em audiência pública  Nesta quarta-feira dia 28 de agosto de 2019...