| Xique-Xique - Bahia - Brasil |
Após um longo tempo de estiagem o rio São Francisco, mais carinhosamente conhecido como Velho Chico volta a ganhar vida, força e exuberância. O ano de 2014 foi um ano de muita preocupação para as comunidade ribeirinhas, o baixo nível das águas era alarmante, nunca na história da cidade de Xique-Xique o canal do guaxinim que nos liga ao rio São Francisco havia secado totalmente, no leito do rio passavam carros, motos, carroças... Era algo muito triste de se ver.
| Ponta da Ilha - Xique-Xique |
Uma grande tristeza tomava conta dos ribeirinhos que sofriam com a falta de água, a locomoção ficou praticamente impossível. Outrora o principal transporte era as barcas, os paquetes, os barquinhos de motos e de remo, de repente andar de barco não era mais possível, mudou-se então para o pau de arara. Com isso, mudou também toda uma cultura.
Os ribeirinhos não tinham mais tempo, as vindas à cidade passou a ser corrida e agitada. A sextas-feiras passaram a ter um contexto diferente, o da correria para não perder o pau de arara...
Sexta-feira
Porto cheio, Ribeirinhos de várias comunidades se alojavam na Ipueira.
As barcas eram como uma casa de mãe, acolhiam e aconchegavam os viajantes que sem pressa esperavam pela sexta-feira... Havia tempo...
Tempo para ir visitar um amigo na cidade,
Tempo para narrar as histórias da beira do rio,
Tempo para sorrir,
Havia tempo sem pressa
...
A Ponta da Ilha havia secado por total, estava atravessando a pé de um lado para o outro no porto onde já ancoraram os grandes vapores...Hoje, já possível ver que o volume de água aumentou, já temos um pouco de água no canal do guaxinim, sendo possível a navegação com os barquinhos de motor e de remo.
Que felicidade meu Deus foi ver de perto o que os ribeirinhos já havia me
relatado...Estas foram as primeiras imagens que tive de um dos cenários mais
alarmante da estiagem do Velho Chico. Meu coração palpitou de alegria...
é verdade sim, tem água onde já havia
secado, o volume é ainda muito baixo, mas pude ver os ribeirinhos
voltando para casa de barco. Não pude
conter a emoção, havia uma heterogeneidade de sentimentos que me faziam
levitar...
Para Deus nada é impossível, mas há respostas para as iniquidades dos homens.
Para Deus nada é impossível, mas há respostas para as iniquidades dos homens.
| Canal do Guaxinim |
| Os dias estão com ar de renovação |
| Quanta beleza à margens do Velho Chico |
Fotografia e Texto: Markileide Oliveira
Fanpage: https://www.facebook.com/xiquexiquecultura?ref=bookmarks
olá, meu nome é vitória Almeida e também sou apaixonada por fotografias. Sou filha de Gildásio, fiquei sabendo do seu blog através dele. Amei, e como sou fascinada por fotografias de paisagens me encantei com o seu trabalho, parabéns! Muito bom mesmo.
ResponderExcluirO meu blog é de moda ( blogdavitoria1.blogspot.com), tenho várias fotografias de onde já passei mas, guardo bem elas, divulguei algumas e as pessoas estavam plagiando.
Parabéns mesmo, beijos
Oi querida, teu pai me falou sobre seu trabalho e da sua paixão por fotografia, me encantei de cara com suas imagens visualizei-as no face, lindas... Você tem muito talento para a profissão que escolheu, dona de um bom gosto incrível. Parabéns!
ExcluirEspero um dia poder conhece-la, quando vier a Xique-Xique me procure quem sabe não saímos por essa beira de rio trocando experiências.
Bjos