sábado, 1 de setembro de 2018

IMPLANTAÇÃO DO PROJETO ESCOLAS CULTURAIS EM XIQUE-XIQUE PELO SECRETARIO DA EDUCAÇÃO WALTER PINHEIRO

No dia 31 de agosto o município de Xique-Xique recebe sede do Projeto Escolas Culturais

O evento contou com a presença do Secretário da Educação do Estado da Bahia Walter Pinheiro e Diretora de Cultura Juscelina Nascimento, dentre outras autoridades municipais e territoriais. Os jovens estudantes do Colégio Modelo, CEEP e Senhor do Bonfim abrilhantaram o evento com apresentações de música, dança e poesias emocionantes. A Geração LEMMA grupo musical resultado das ações das Escolas Culturais, mostram que é possível a harmônia entre músicas seculares e gospel, o grupo de dança TED'S lindamente subiu ao palco coordenado por Victor Vinicius, o rap forte do jovem Diltão manda uma mensagem para plateia sobre os dias atuais, Bia e Vivian faz arrepiar a poesia feminista e a Alana faz refletir sobre atitudes machistas. Sem falar dos Gêmeos da pisadinha, que faz vibrar o auditório do Colégio Modelo, os meninos da ilha da Pestanha representando a cultura das comunidades ribeirinhas.  

O artista plástico Carlos Roldão​ esculpiu na areia barco, livros, diploma de formatura, os caminhos trilhados na educação que fica nas margens do Velho Chico, e ainda exposição de artes visuais da artista plástica Aricélia Oliveira​, madrinha das Escolas Culturais, alem de telas produzidas pelos alunos do Modelo e CEEP. 

A proposta do projeto é trazer a cultura para dentro da escola, que a escola esteja aberta para receber a cultura, não poderia jamais deixar de enaltecer e dá espaço para a Cultura Popular Ribeirinha os nossos mestres se fizeram presente para mostrar e firmar as parcerias que já existiam, Dona Anita com o grupo Na pisada aê apresentaram a dança da Sinhá Furrundunga, Seu Milton com exposição das Carrancas diz ao Secretario que o saber é passado de geração a geração quando atribuído sentidos, estes que alimentam a sua arte até hoje, Mestre Ralado​ da Voo Livre sobe ao palco reforça a fala de seu Milton com apresentação das crianças na roda capoeira e dona Dadinha com a dança da garrafa, Dona Mariazinha do reizado, Zé do Cavaquinho, Pequeno do triângulo e dentre outros mestres griôs  presentes naquele espaço onde as energias irradiavam o ambiente... Coisa linda de ver, sentir e viver... 

Não posso deixar de mencionar Lorrane Leão e Rawan Machado​, mestres cerimonialistas que deram um show de apresentação, Pedro Cunha​, João Rodrigues​, Josemario Nogueira Carlos​ e Anna Soarez​ a equipe de apoio das escolas culturais durante a produção do evento. Não poderia deixar também de citar Banda Marcial do Colégio Modelo sob a coordenação de Danton que iniciou a recepção clamando aos sons dos tambores e cornetas a chegada das Escolas Culturais em Xique-Xique.

Enquanto coordenadora agradeço pela confiança, por está frente deste trabalho que enaltece a minha alma presente neste mundo.

Depois de tudo gratidão...

Markileide Oliveira - Coordenadora Cultural

Fotografia: Pedro Cunha, Marquilene Oliveira​ e Marki Oliveira​












































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOS Lagoa de Itaparica: Ações para recuperar a lagoa são planejadas em audiência pública  Nesta quarta-feira dia 28 de agosto de 2019...